terça-feira, 10 de junho de 2014

A mania de querer o bônus antes do ônus.

No início da minha graduação eram muitos os candidatos a juízes, hoje se existir pelo menos 30% trabalhando na área jurídica é muito.

Eu não me lembro, ou simplesmente foi por um período muito curto (por isso não me lembro), de ter sonhos muito além das minhas capacidades atuais. Querer algo a mais sim, sempre quis, mas sempre tive a noção de que qualquer vitória requer muito sacrifício, dedicação, preparo e paciência.

A mania do ser humano (especialmente do brasileiro, carioca) é querer chegar ao fim da jornada sem ao menos dar o 1º passo, ou quando se começa esta jornada, rapidamente reclama do sacrifício que ela lhe impõe.

O boom de cursos preparatórios para concursos públicos, apesar de ainda ser muito forte, caiu um pouco na escala, isto porque hoje existe curso preparatório para tudo o que se imaginar. Isso mesmo. Pense em qualquer profissão e busque no Google, certamente encontrarás algum curso que prepare o candidato, antes mesmo desse ter a certeza de que vai exercer a tal profissão.

Não sei se tal fenômeno é perceptível a todos, porém somente como exemplo, o site cers.com.br, que tem cursos on line muito bons (eu mesmo já fiz dois), oferece o curso de Práticas Jurídicas. Exatamente isso. A mim me parece tão utópico e desvirtuado alguém que queira aprender a prática por um curso preparatório e ainda por cima on line.

Desde pequeno, lembro-me os adultos dizendo: “Andar de bicicleta, se aprende andando e caindo.”. Já mais rapaz: “Dirigir se aprende dirigindo.”. Como que se pode esperar que alguém aprenda algo prático, se o mesmo só o realiza no plano teórico?


E é nesta toada de se “preparar” para qualquer coisa, que acabamos não fazendo nada, a não ser estarmos perfeitamente preparados para tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário